Você talvez já tenha ouvido dizer que compartilhar informações financeiras com funcionários não seja uma boa idéia. Entretanto, pequenos negócios como clínicas veterinárias e pet shops, já estão descobrindo muitos benefícios! Apesar de não ser realmente aconselhável compartilhar todos os detalhes, especialmente informações sobre salários, dividir alguns números com seus funcionários ajuda a criar um time mais forte e confiante, já que todos conhecem como os negócios estão indo.
Estabelece metas tangíveis
A maioria das clínicas e pet shops sabem quanto precisam faturar diariamente (ou semanalmente) para cobrir os custos e ter lucro (se você ainda não tem essa informação, invista imediatamente em um sistema de gestão!). Apresentar um relatório regularmente para seus funcionários para que eles saibam o quanto dessa meta já foi alcançada, lhes dará um excelente objetivo. Isso irá encorajá-los a serem mais pró-ativos, melhorar o atendimento e promover melhor seus produtos e serviços.
Cria um ambiente estável
Ninguém consegue se sentir seguro em uma empresa que pode falir a qualquer momento! Compartilhar informações financeiras dão a exata noção aos funcionários da real situação de sua clínica veterinária ou pet shop. Além disso, também encoraja-os a dar opiniões e sugestões em momentos onde os negócios não vão tão bem. Você pode aproveitar essas oportunidades para esclarecer qualquer dúvida ou temor de sua equipe e explicar quais são os planos para o futuro. Um ambiente estável promove menos trocas de funcionários e pessoas mais felizes.
Encoraja trabalho em equipe
Quanto mais os funcionários conhecem da empresa onde trabalham, mais envolvidos se tornam. Se você esta tendo dificuldades em trazer novos clientes ou esta perdendo a clientela para seus concorrentes, você não precisa resolver tudo sozinho. Quando for apresentar os números para seu time, encoraje uma sessão de brainstorm. Permita que seus funcionários te ajude a construir o negócio e aumentar os lucros. Além deles sentirem que você realmente os valoriza, o trabalho em equipe garante sucesso nos negócios.
O que fazer (e não fazer!)
Quando compartilhar informações financeiras, você nunca deve exagerar! Para evitar que uma iniciativa benéfica se torne um problema, nunca compartilhe informações financeiras pessoais. Ser muito aberto e apresentar números como salários individuais ou até detalhes de faturamento pode causar ciúmes, inveja e até mesmo ressentimento entre seus funcionários. Tente restringir-se a porcentagens e gráficos para explicar a situação atual. São mais fáceis de entender e evitam discussões desnecessárias.
Simplifique tudo o que você for compartilhar. Você terá melhores resultados e poderá colher bons frutos no futuro.