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3 indicadores que ajudam a analisar seus fornecedores

A escolha de bons fornecedores faz toda a diferença no seu pet shop ou clínica veterinária, porque impactam nos serviços e produtos aos clientes. Então, nada mais justo do que ter indicadores que ajudam a analisar seus fornecedores.

Dessa forma, você tem a chance de avaliar aqueles que atuam na sua empresa e entender se vale ou não a pena continuar com eles. É essencial ter essa visão par que a sua empresa não tenha prejuízos ou prejudique a imagem junto aos seus clientes.

Os indicadores que ajudam a analisar seus fornecedores

Os indicadores são parâmetros, cálculo com base em relatórios reais e que fornecem uma visão completa do desempenho, nesse caso, dos fornecedores. Para isso você precisa ter softwares que armazenem dados da rotina da empresa.

Além dos indicadores que apontam para os dados que precisa identificar. Com isso terá ferramentas para observar como as empresas parceiras têm influenciado na qualidade dos seus serviços e produtos, podendo decidir sobre manter ou não as parcerias atuais.

Avalie a qualidade

Chamamos de KPIs, o que significa traduzido indicadores chave de desempenho, sendo o primeiro da nossa lista o de qualidade. Existem algumas opções para saber se a qualidade dos produtos é mesmo alta, como a taxa de conformidade, taxa de defeito do fornecedor e Precisão do Pedido de Compra, por exemplo.

A taxa de conformidade aponta para a segurança jurídica presente nesse contrato, por isso você vai prestar atenção na quantidade de faturas contestadas em determinado período. Bem como a diferença que costuma surgir entre o preço da cotação e do pedido propriamente dito.

No caso da taxa de defeito do fornecedor pode vir com um cálculo simples, apontando para o grau de confiabilidade que esse fornecedor oferece. Ela é obtida com o cálculo:

Taxa de defeito = quantidade de produtos abaixo do padrão contratado / número de unidades compradas e testadas

Avalie a entrega

Outro fator que faz toda a diferença na sua empresa é a entrega em dia com os fornecedores. Para isso você pode recorrer a outros KPIs, como Taxa de compra de emergência, Prazo de entrega do fornecedor, disponibilidade do fornecedor e tempo do ciclo do pedido de compra.

Para exemplificar, vamos falar sobre o Prazo de entrega do fornecedor, que é feito por meio de um cálculo fixo e simples. Veja:

Prazo de entrega = tempo de entrega (entrega das mercadorias e do recebimento) – tempo do pedido (aceitação do pedido na empresa)

Analise quais fornecedores são mais econômicos

Por fim, saiba que existem indicadores que mostram quais são os parceiros que apresentam maior economia para a sua empresa. São eles Custo por fatura e pedidos de compra, ROI de compras, Gastos sob gestão e Competitividade de preços.

O indicador de Gastos por gestão é feito com o cálculo:

Gastos por gestão = custo total (gastos diretos e indiretos do serviço) – gasto independente

Todos esses são indicadores que ajudam a analisar seus fornecedores, trazendo dados concretos sobre o desempenho deles. Por meio dessas informações veja quais são as parcerias que têm agregado valor para sua empresa e quais devem ser reconsideradas.

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