Você está finalmente realizando seu grande sonho: o de abrir sua própria clínica veterinária . Em meio a planos e projetos, podem surgir algumas dúvidas e até temores sobre o que fazer – e o que não fazer – quando se está começando.
Para te ajudar a aproveitar melhor esse momento e começar sua clínica com o pé direito, trouxemos hoje 5 conselhos úteis para quem está começando , acompanhe!
A gente sabe que tudo o que você quer é passar o dia atendendo cães, gatos e outros animais fofos. Mas o primeiro passo quando se inicia uma clínica veterinária é bem mais administrativo: você precisa fazer um bom planejamento estratégico .
Isso significa que você deve colocar no papel os detalhes da sua clínica : qual público você pretende alcançar, a demanda por esse tipo de serviço no local em que vai abrir sua clínica, os produtos e serviços que serão oferecidos, a quantidade de colaboradores e até a análise financeira do projeto.
Esse tipo de planejamento é importante até para facilitar a aquisição de empréstimos e parcerias para sua clínica.
É essencial que você se informe sobre as obrigatoriedades da estrutura de sua clínica , de acordo com a legislação e a resolução nº 1.275, de 25 de junho de 2019 do CFMV, Conselho Federal de Medicina Veterinária.
Dependendo do tipo de estabelecimento (clínica, hospital ou ambulatório), o CFMV detalha uma lista dos pontos indispensáveis para o funcionamento , como salas de consulta, setor de diagnóstico, internação e recepção.
Também é importante pensar em seu público alvo e dedicar um tempo para a decoração do local, deixando sua clínica convidativa para os tutores e aconchegante para os pets .
Ao visitar uma clínica veterinária, os tutores estão, geralmente, temerosos e assustados. Tudo o que eles precisam é de um atendimento cheio de empatia e acolhimento .
Portanto, não dispense o treinamento da sua equipe . Eles devem estar preparados para recepcionar os clientes, tirar suas dúvidas e auxiliá-los no manejo dos animais de estimação com simpatia e sensibilidade.
Vale a pena procurar por profissionais que tenham cursos voltados para a área de cuidados animais. Uma equipe capacitada traz melhores resultados e feedbacks mais positivos de seus clientes.
O mercado pet está em plena expansão. De acordo com pesquisa do Instituto Pet Brasil divulgada pela CNN, o faturamento do setor de produtos e serviços para animais de estimação cresceu 27% em 2021 . Só na área de serviços veterinários, o crescimento foi de 14,3%.
Mas isso também significa que existem muitas clínicas novas surgindo todos os dias. Portanto, quem quer se destacar precisa se fazer conhecido e conquistar sua clientela desde a primeira visita.
Como fazer isso? Primeiro, invista no marketing da sua clínica . Participe de eventos da sua cidade e divulgue os diferenciais do seu negócio. E não se esqueça do digital: esteja presente nas redes sociais e chame a atenção do seu público com conteúdo relevante, como artigos em blogs e e-books sobre cuidado com animais.
Depois, continue investindo em atendimento de qualidade, tecnologias de ponta e fidelização dos clientes que visitarem sua clínica.
Por fim, invista em processos mais modernos para sua clínica veterinária . Utilizar apenas caneta e papel para organizar o dia a dia do seu estabelecimento causa desperdício de tempo, atrasos, perda de documentos e insatisfação tanto da sua equipe quanto do seu cliente.
Ter um sistema de gestão em nuvem, fácil de usar e criada por veterinários pode ser a solução para esse problema. Que tal conhecer a Vetwork? Com atendimento humanizado, rápido e eficiente, em poucos passos você terá em sua clínica um sistema moderno e ideal para seu sucesso. Entre em contato e experimente grátis por 7 dias!
Agora, mãos à obra e sucesso para sua clínica veterinária!
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