Aumentar os preços é uma das decisões mais difíceis para se tomar. Quando você esta tentando atrair mais clientes, a última coisa que você quer fazer é deixar seus preços mais altos do que a concorrência. Entretanto, é indispensável que você reajuste os preços de sua clínica veterinária ou pet shop conforme seus custos aumentem. Aumentar os preços sem perder clientes é possível se feito com cuidado e critério.
Alguns empresários demoram tanto tempo para aumentar seus preços que, quando finalmente decidem fazer o reajuste, a diferença fica muito grande! Você compraria alguma coisa em uma loja onde de repente os preços aumentaram em 50% do dia para a noite? Proprietários de animais de estimação, especialmente aqueles que frequentam pouco sua clínica ou pet shop, não vão gostar de aumentos radicais nos preços. Mantenha os aumentos entre 10% e 20% para que seja uma mudança gradual. Clientes tendem a aceitar melhor pequenas mudanças.
Envie um informativo ou deixe um cartaz a vista no seu balcão avisando aos clientes sobre a mudança de preços. Faça isso com 2 ou 3 meses de antecedência. Isso dará tempo aos clientes para se prepararem além de você poder perceber um aumento no fluxo de caixa, já que alguns dos clientes iram adiantar as compras antes dos aumentos.
Para clientes recorrentes, ofereça algum tipo de benefício por sua fidelidade. Por exemplo, se você aumentar os preços em 20%, ofereça descontos de 5% para clientes frequentes e fiéis. Uma das melhores dicas para aumentar os preços é fazer com que o cliente sinta que esta sendo beneficiado de alguma maneira.
Oferecer pequenos descontos para clientes fiéis, é uma ótima maneira de demonstrar que eles são importantes para sua empresa. Além de encorajar o retorno frequente a sua clínica ou pet shop.
O segredo para aumentar os preços sem perder os clientes é explicar o motivo das mudanças. Por exemplo, antes de um procedimento liste todas as ferramentas e medicações necessárias para que o cliente veja pelo o que esta pagando. Explique como tem sido o aumento de insumos e equipamentos. De tempo para que eles possam entender o valor de cada produto ou serviço e certamente seus clientes não irão te abandonar.
Muitas clínicas e pet shops se mantêm competitivos, mesmo cobrando preços mais altos, oferecendo serviços diferenciados e personalizados. Pacotes de banhos, vacinas e anti-pulgas podem ser uma opção. Se seu negócio puder ainda oferecer serviços como day care, hotel ou adestramento, melhor ainda.Sempre que possível ofereça novos canais de comunicação com seus clientes: e-mail, SMS, Facebook, Twitter, etc.
Aumento de preços não precisa significar perda de clientes. Enquanto alguns podem eventualmente não voltar mais, essas dicas irão garantir que os clientes fiéis estejam satisfeitos e continuem recomendando você a novos clientes.
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