Não são apenas seus pacientes que precisam de exames físicos regulares, mas seu negócio também! Como anda seu faturamento mensal? O número de clientes esta aumentando ou diminuindo? Mesmo que você não utilize nenhum software veterinário (ou software para pet shops) que poderia te ajudar com essas respostas, é fundamental que você encontre uma forma de obter essas informações.
Veja a seguir seis importantes indicadores de saúde de sua empresa que você deveria estar acompanhando regularmente:
Um dos indicadores mais importantes da saúde de negócios na área de serviços (como o nosso!) é o quanto fiel seus clientes são com você. Uma boa maneira de se calcular isso é verificar a porcentagem de clientes que voltaram a sua clínica ou pet shop nos últimos 6 a 12 meses (se o seusoftware veterinário ou pet shop não te fornece esse tipo de informação, conheça grátis nossa solução agora mesmo!).
Uma taxa média de retorno deveria estar a partir de 60% (ou 6 em cada 10 clientes). Se sua taxa estiver muito abaixo deste número, esta na hora de tomar alguma ação. Faça algumas pesquisas, principalmente com aqueles que não voltaram, para descobrir o que esta errado.
Quantos novos clientes seu negócio recebe por mês? Existem alguns estudos que diz que uma taxa média deveria estar em torno de 18 a 20 novos clientes por mês. Além de verificar a taxa atual também é importante analisar como ela vem se comportando nos últimos 12 meses. Os números estão subindo ou descendo? Se estão baixando, é preciso analisar as iniciativas de divulgação que não estão dando certo e procurar alternativas. Ações simples como melhorar o atendimento telefônico pode ter um impacto positivo na quantidade de novos clientes que sua cínica ou pet shop atrai.
Se você quiser saber se esta atendendo bem seus clientes, experimente utilizar um “cliente fictício”. Uma forma fácil de se fazer é pedir para algum conhecido (de preferência que trabalhe no mesmo ramo) para se passar por um novo cliente e visitar sua clínica ou pet shop. Assim você poderá ter uma opnião de alguém de fora para identificar pontos de melhoria.
Uma outra maneira seria através de pesquisas de satisfação com seus clientes atuais. O importante é que esta pesquisa seja rápida e objetiva, para obter o máximo de respostas.
A quantidade de vendas por mês (ou ano) também é um importante indicador de sucesso de seu negócio. Acompanhar se esse número esta aumentando ou diminuindo pode te dar uma visão de quão diluído esta seu faturamento. Por exemplo, sua clínica ou pet shop pode ter um faturamento alto por cada venda individual, porém ter pouca quantidade de vendas. O inverso (muitas vendas com faturamento médio por venda baixo) também pode acontecer. Procurar o equilíbrio entre quantidade de vendas vs. faturamento médio por venda é fundamental para avaliar que tipo de medidas você irá precisa tomar para ajustar esse equilíbrio.
Quais os principais produtos ou serviços responsáveis pelo seu faturamento mensal? Como esse cenário vem se comportando nos últimos 12 meses?
Se você depende de poucos produtos e serviços para manter seu faturamento mensal, esta na hora de rever seu portfólio de ofertas. Se algum deles vem decrescendo nos últimos meses, também é importante tomar alguma ação!
Seu negócio pode estar faturando menos, porém lucrando mais (ou vice-versa!). Você não irá saber até que faça essa análise. Se você tiver com quem comparar essa porcentagem melhor ainda!
Focar na diminuição de custos e aumento de margem sempre foi uma estratégia importante para garantir a saúde financeira de uma empresa.
Sem dúvida que se atualmente você não tiver um sistema para gestão de sua clínica veterinária ou pet shop (como o Vetwork), obter essas informações será mais difícil. Porém isso não deve te impedir de consegui-las. Afinal, não existe gestão sem visibilidade!
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