É crucial que você, como gestor responsável pela clínica veterinária ou pet shop, acompanhe os seguintes indicadores de performance de seu negócio: o faturamento médio por venda, o faturamento médio por profissional veterinário e/ou o faturamento médio por profissional de pet shop.
Se você já tem instalado algum programa veterinário (ou programa para pet shop), deveria ser fácil extrair essas informações. Caso ainda não use nenhum sistema e faça seus controles na mão, apesar de ter mais trabalho, ainda assim é possível obtê-los.
1. Faturamento médio por venda = Faturamento do mês / Qtd. vendas no mês
2. Faturamento médio por profissional veterinário = Faturamento veterinária / Qtd. de veterinários
3. Faturamento médio por profissional pet shop = Faturamento pet shop / Qtd. de funcionários pet shop
Com esses indicadores em mãos, você poderá acompanhar se sua empresa esta crescendo ou não e em que área você deveria focar seus esforços.
Se puder comparar com resultados de outras empresas do setor, melhor ainda!
Dificilmente a melhor ação para os casos de resultados ruins de um (ou mais) desses indicadores seria simplesmente aumentar os preços dos produtos e serviços oferecidos por sua clínica ou pet shop. Veja abaixo algumas ações mais eficazes que podem ajudá-lo:
• Potencialize o uso de lembretes e faça com que seu cliente volte regularmente. Vacinas, vermífugos, anti-pulgas e banhos são apenas alguns exemplos de produtos e serviços que irão trazer seu cliente novamente a sua loja;
• Reforce a necessidade das consultas e tratamentos preventivos para a saúde e bem estar dos pacientes;
• Tenha certeza de que todos os funcionários estejam alinhados com os pontos anteriores e que façam parte dessa iniciativa;
• Crie canais de comunicação constantes com seus clientes (ex.: e-mail, Facebook, etc.) e esteja presente constantemente oferecendo dicas, guias, notícias interessantes, promoções e tudo mais que possa interessá-los;
QUER RECEBER
NOSSAS NOVIDADES
NO SEU E-MAIL?