Existem diversos sistemas para controle em pet shops e clínicas veterinárias. Mas a verdade é que alguns deles são ultrapassados e trazem mais problemas do que benefícios para os administradores.
Leia nosso artigo e descubra as desvantagens que os sistemas ultrapassados causam no seu pet shop.
Alguns pet shops utilizam planilhas para gerir a movimentação da loja. As planilhas em Excel já foram, sim, ótimas aliadas na gestão de diversas empresas, já que com elas era possível ter um certo controle sobre entradas e saídas, estoques e cadastro de clientes.
Mas, se comparadas aos sistemas mais modernos de gestão, as planilhas estão ultrapassadas e não são tão práticas, abrindo margem para erros que podem impactar sua administração. O mesmo acontece com sistemas mais antigos, que não são integrados e não permitem a conversa entre módulos financeiros, caixa e consultório, por exemplo.
Sistemas ultrapassados podem trazer diversas desvantagens para seu Pet Shop. Acompanhe a leitura e saiba quais são.
Sistemas mais antigos de gestão não são práticos. Muitas vezes é necessário instalar o programa em vários computadores, que não conversam entre si por não estarem conectados à nuvem. Assim, todas as informações precisam ser transferidas entre as máquinas, impossibilitando o acesso em tempo real.
Dessa forma, o sistema de estoque só é atualizado após o fechamento do caixa, e os veterinários nos consultórios não conseguem visualizar a disponibilidade de determinado medicamento antes de receitá-lo.
Quando o sistema utilizado não salva informações na nuvem, você corre o risco de perder tudo de uma hora para outra. Imagine se o computador do setor financeiro sofrer uma pane? Todos os dados de contas a pagar e receber seriam perdidas.
O mesmo aconteceria com seu banco de dados de clientes caso você tivesse problemas com a máquina da recepção. Em uma época em que informação vale tanto, perder qualquer tipo de dado seria um enorme prejuízo.
Imagine que você está negociando com um fornecedor para conseguir valores mais baixos. Mas, antes disso, precisa verificar seu estoque e saber se aqueles produtos têm boa saída entre sua clientela. Mas você não está na loja e não é possível verificar as informações à distância.
Isso pode colocar em risco sua negociação. Sistemas ultrapassados geralmente não permitem acesso remoto, e isso é uma grande desvantagem.
Cada pet tem suas particularidades: alguns visitam a clínica constantemente por terem problemas crônicos de saúde, outros precisam de produtos especiais para banho por conta de alergias ou preferências do dono.
Ter essas informações sempre em mãos facilita o relacionamento com seu cliente, evitando que ocorram erros no atendimento ou, até mesmo, perguntas desnecessárias. O problema é que sistemas mais antigos nem sempre possuem campos específicos no prontuário do pet para a inclusão dessas informações.
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