Comece 2022 bem com uma gestão financeira eficiente na sua clínica | Vetwork
(11) 3266 6021    (11) 9 7344 5954
BLOG
VETWORK
No blog Vetwork você fica por dentro das novidades da plataforma, dicas de utilização e as últimas notícias do mercado pet. Seja bem-vindo!
Comece 2022 bem com uma gestão financeira eficiente na sua clínica

O setor de pet shops e clínicas veterinárias foi um dos poucos que cresceu durante a pandemia, com um faturamento de mais de R$ 40 bilhões. Entretanto, para aproveitar esse momento de crescimento, uma gestão financeira eficiente é fundamental.

Para começar 2022 com uma gestão financeira eficiente na sua clínica ou pet shop, você precisa seguir alguns passos. São eles:

Separar as contas pessoais das contas da clínica veterinária

Um dos erros mais comuns é misturar as contas pessoais com as contas da empresa. Além dos mais comuns, é um dos que podem levar uma empresa à falência.

Para evitar esse descontrole, é importante separar as despesas fixas e variáveis da empresa, o lucro bruto e a remuneração do proprietário. Sendo que, além do pró-labore, o dono fica com parte dos lucros da empresa.

Entretanto, o lucro só pode ser passado ao dono após descontar todas as obrigações da empresa e de destinar uma parte para a reserva de emergência.

Organize as contas

Parte de uma gestão financeira eficiente é separar as contas da empresa. Dessa forma, é possível analisar melhor o andamento dos negócios e também identificar operações que podem ser eliminadas ou que estão consumindo mais verbas que o necessário.

As contas podem ser divididas em:

– Contas a receber: todos os valores que a clínica irá receber, como os pagamentos realizados pelos clientes. É interessante dividi-las em recebimentos à vista (dinheiro, débito ou pix) e a prazo (boleto, cartão ou cheque).

– Contas a pagar: são todas as obrigações da empresa. Elas podem ser divididas em custos fixos e variáveis. O primeiro se refere às contas que devem ser pagas todos os meses, como aluguel, salários, internet etc. Já as variáveis são aquelas que mudam com o tempo, como a compra de insumos.

Crie um planejamento financeiro

Com as contas organizadas é possível criar um planejamento financeiro. Nele vão estar definidas as metas de crescimento, aonde a empresa quer chegar e como isso pode ser alcançado.

Dessa forma, é possível comparar os resultados atuais com os objetivos definidos. Assim, as projeções de lucros e gastos são mais realistas e permitem a elaboração de um plano de ação eficiente.

Use a tecnologia para facilitar seu dia a dia

A elaboração dos passos anteriores é importante para uma gestão financeira eficiente. Entretanto, sua elaboração e análise consomem muito tempo e recursos que poderiam ser direcionados a outras atividades.

Felizmente, hoje existem diversos programas de gestão disponíveis no mercado. Sua função é otimizar e simplificar a gestão dos negócios, fazendo com que o administrador possa focar em áreas mais importantes, como o atendimento ao cliente e as consultas dos pacientes.

O Vetwork é um sistema de gestão elaborado especialmente para clínicas veterinárias e pet shops. Com ele você consegue acompanhar todas as suas vendas e emitir notas fiscais de venda e de serviços.

O sistema é baseado na nuvem, ou seja, não é necessária a instalação ou a configuração de nenhum programa. Ele é extremamente intuitivo e fácil de usar.

Experimente grátis por 7 dias!

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

QUER RECEBER
NOSSAS NOVIDADES
NO SEU E-MAIL?

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES
NO BLOG VETWORK
EXPERIMENTE GRÁTIS POR 7 DIAS! CLIQUE E CADASTRE-SE!