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Como mapear a jornada de compra do seu cliente

Saiba que mapear a jornada de compra do seu cliente nada mais é do que entender o caminho que ele percorre até comprar de você. Sendo assim, não importa se você vende produtos ou serviços, existe um conjunto de etapas que esse consumidor passa desde quando descobre sua empresa, chegando ao passo final, que é o consumo.

Essa análise tem a intenção de produzir um material visual, que permite o conhecimento da sua empresa sobre detalhes trajeto.

Com isso, é possível ver em forma de diagrama, linha do tempo, ilustração, infográfico, entre outros. O importante é aproveitar as informações para novas estratégias.

Os primeiros passos para mapear a jornada de compra do seu cliente

Primeiro, podemos dividir a jornada de compra em algumas etapas:

  • Descoberta
  • Reconhecimento do problema
  • Entendimento da solução
  • Decisão pela compra
  • Consumo com retenção e fidelização

A partir desse conhecimento entendemos quais são os próximos passos em direção ao mapeamento dessa jornada, o que significa compreender os objetivos em torno desse trabalho.

Saiba os seus objetivos ao traçar esse mapa, quais são os colaboradores que vão utilizar para estratégias de crescimento, enfim.

Conheça o seu cliente

Conhecer seu cliente é fundamental para continuarmos esse processo, por isso o que você deve fazer é traçar o perfil do público-alvo e uma persona. Então, entenda que o público-alvo é o grupo de pessoas que se interessa pelo seu serviço ou produto.

Já a persona é uma descrição completa de uma pessoa interessada, com mais detalhes do que o grupo anterior. Para tudo isso você precisa analisar dados reais de compra, verificando relatórios de compra da sua empresa emitidos por softwares, números em plataformas online, como o Google Analytics e métricas em redes sociais.

Saiba os pontos de contato e as ações do seu público-alvo

Os pontos de contato são todos os canais onde é possível saber sobre a sua empresa. Assim, cada interação online ou off-line é considerada, como canais de atendimento por telefone, mensagens em redes sociais etc. A partir dessas informações, separe aqueles que são mais efetivos e os que não surtem tanto efeito com seu público.

Agora, é preciso entender as ações dessas pessoas e o tempo de duração dessa jornada. Isso porque por meio dos pontos de contato vemos quais as dúvidas e objeções mais comuns, bem como os fatores que colaboram para que a decisão de compra seja de fato tomada.

Crie o seu mapa e avalie a necessidade de novas estratégias

Com o seu mapa pronto você tem acesso a diversas informações relevantes a fim de aumentar suas vendas e a taxa de fidelização dos clientes. Pensando nisso, esteja sempre com disposição para visualizar esse material na intenção de traçar um planejamento que leve a melhores resultados.

Afinal, mapear a jornada de compra do seu cliente tem a intenção de entender detalhes sobre esse caminho. E com essas informações, aperfeiçoar as suas ações para crescimento da empresa. Então, promova esse tipo de análise, porque o trabalho valerá a pena quando você usa as informações com estratégia.

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