Um dos principais desafios de se gerenciar um negócio saudável é a gestão de estoque. Uma gestão de estoque deficiente (ou a falta de qualquer gestão), aliado a outros fatores que vamos abordar em novos artigos, é um dos principais motivos de fracasso das empresas. Mesmo assim, ainda hoje, é um tema extremamente subestimado por empresários de diferentes setores, incluindo pet shops e clínicas veterinárias.
A gestão de estoque inteligente além de garantir uma administração assertiva de produtos e insumos, proporciona planejamento estratégico, evidencia oportunidades de negócio e apóia atomada de decisão.
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Afinal como a má administração do seu estoque pode influenciar no sucesso do seu negócio? Veja os exemplos mais comuns:
- Produto sobrando na prateleira significa desvalorização do seu dinheiro e perda de oportunidade.
Seu espaço é limitado e portanto deve ser usado da melhor maneira possível. Ao invés de manter itens que não serão comercializados em curto prazo (30 a 60 dias), você poderia utilizar este espaço para gerar mais renda para seu negócio, como por exemplo uma nova sala de atendimento clínico ou estético. Além disso, manter produtos excedentes no estoque desvia dinheiro que poderia estar sendo utilizado de melhor maneira e prejudica seu fluxo de caixa;
- Produto faltando na prateleira significa perda em vendas, serviços e lucros.
Para que você adote uma gestão de estoque inteligente, seguem algumas dicas simples que podem te ajudar nos primeiros passos:
- Automatize o seu estoque. Mas sistemas que permitem apenas o cadastro de entradas e saídas de produtos não vão permitir que você extraia informações importantes para sua gestão. Avalie com cuidado o que o sistema oferece em termos de gestão de estoque antes de comprá-lo;
- Estabeleça um plano de contagem e acompanhamento de estoque ao longo de todo o ano em ciclos menores (ex.: em janeiro medicamentos, em fevereiro rações, etc.). Além de facilitar o trabalho, isso permitirá que você faça o acompanhamento mais de uma vez por ano para um mesmo grupo de produtos aumentando seu controle;
- A partir daí você será capaz de determinar a quantidade ideal de cada item que você precisa manter no estoque para um determinado período. De maneira geral, o ideal é que o período esteja compreendido entre 30 a 60 dias. Mas fique atento as demandas sazonais (ex.: final de ano);
- Com as quantidades ideais você será capaz de planejar suas compras. Procure padronizar suas compras em quantidades e fornecedores, isso poderá proporcionar melhores condições de negociação. Quando for possível, também padronize os produtos (por exemplo, insumos utilizados para atendimentos clínicos ou estéticos). Isso fará com que você tenha um volume maior de compra para um mesmo fornecedor e irá te dar poder de negociação, além de diminuir o tempo de prateleira já que você irá privilegiar os itens que tem maior saída;
- O controle de estoque deve ser feito para todos os produtos, isso quer dizer, itens que são vendidos diretamente aos seus clientes e insumos que são utilizados pelo seu negócio;
Neste ponto é muito simples identificar desvios (ou furtos) de produtos. Afinal, com um planejamento de compra e vendas, qualquer discrepância entre o planejado e o executado fica evidente.
O desalinhamento entre estoque e faturamento também evidência: política de preços ruim, desperdícios de produtos e insumos, falha na cobrança de serviços ou produtos, distribuição de brindes ou ofertas deficiêntes, etc.
Com uma gestão de estoque inteligente você é capaz de avaliar diferentes aspectos do seu negócio, podendo assim tomar ações pró-ativas que resultem diretamente no aumento do faturamento e lucro da sua empresa.