Gestão de fluxo de caixa: 3 regras básicas | Vetwork
(11) 3266 6021    (11) 9 7344 5954
BLOG
VETWORK
No blog Vetwork você fica por dentro das novidades da plataforma, dicas de utilização e as últimas notícias do mercado pet. Seja bem-vindo!
Gestão de fluxo de caixa: 3 regras básicas

É sabido que uma das principais razões de fracasso de pequenos negócios é a má gestão de fluxo de caixa. Mesmo tendo o melhor ponto, os melhores profissionais e uma boa clientel, se você não gerenciar adequadamente as finanças de sua clínica veterinária ou petshop é muito provável que você não saia do vermelho. Tenha em mente que caixa e fluxo de caixa referem-se a coisas distintas. O caixa refere-se ao dinheiro que você tem neste momento disponível, enquanto fluxo de caixa refere-se as transações de contas a pagar e receber do seu negócio.

Ter dinheiro em caixa não significa que seu negócio esta dando lucro. Tampouco analisando apenas o volume de vendas de um período podemos dizer se sua clínica ou petshop esta no azul. É preciso incluir nessa análise quanto deste faturamento ainda esta para ser recebido (como pagamentos pendentes, pagamentos com cartão de crédito, etc.) e quais foram as suas despesas no período analisado.

Outro problema comum relacionado a uma má gestão de fluxo de caixa tem a ver com a gestão de estoques. Ter um estoque excessivo de produtos significa menos dinheiro disponível para gerenciar os gastos do dia a dia.

A gestão apropriada dessas informações além de garantir a saúde financeira de seu negócio é fundamental para aqueles períodos mais difíceis.

A gestão do fluxo de caixa não é tão complicada quanto parece. Se você esta empenhado no sucesso de sua clínica veterinária ou petshop, esta é uma habilidade que você precisa dominar. Podemos resumi-la em 3 regras básicas. Se você dominar apenas estas 3 regras, já terá uma poderosa ferramenta em suas mãos.

  1. Mantenha um capital de pequenos gastos diários ou de emergência sempre disponível;
  2. Entenda com detalhes suas despesas: quando e como elas ocorrem;
  3. Adapte-se as diferentes epócas do ano, ajustando-se as diferentes demandas;

Como já foi dito anteriormente, dinheiro em caixa não significa lucro. Identifique pequenas despesas recorrentes (semanais e mensais). Você deve sempre ter recursos disponível para elas. Você também deve ter um recurso exclusivo para emergências ou situações inesperadas que podem impactar seu negócio.

A melhor forma para entender suas despesas e estoque, caso não possua um sistema de gestão que te ofereça essas informações, é analisando seus recibos passados. Você verá quando e como suas despesas ocorrem para assim poder estabelecer um plano de fluxo de caixa para o futuro. Você poderá avaliar quanto tempo em média um produto na prateleira demora até se tornar lucro para seu negócio.

Por fim, sua clínica ou petshop certamente passa por períodos de maior ou menor movimento durante o ano. Uma boa gestão de fluxo de caixa leva em consideração essa informação. Durante a fase de menor movimento é importante que você possa negociar melhores prazos com seus fornecedores ao mesmo tempo que incentive o pagamento imediato de seus clientes.

 

 

 

QUER RECEBER
NOSSAS NOVIDADES
NO SEU E-MAIL?

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES
NO BLOG VETWORK
EXPERIMENTE GRÁTIS POR 7 DIAS! CLIQUE E CADASTRE-SE!