Entre os motivos para não ter um pet em casa, figura no topo do ranking a moradia em apartamento. De fato, muitos potenciais donos de pet ainda veem esse fator como um impeditivo para adotarem gatos ou cachorros, acreditando que eles não se adaptarão com o espaço menor, sem quintal ou área externa para se divertirem.
Pensando nisso, destacamos alguns pontos importantes que podem te ajudar a decidir.
No geral, os mais indicados são pets de pequeno a médio porte, que se adaptarão melhor ao espaço e, provavelmente, também farão menos bagunça.
No entanto, isso não é regra – e às vezes um pet maior, mas de uma raça tranquila, pode acabar se adaptando ainda melhor.
E o mesmo vale para os gatinhos, que ainda que sejam mais tranquilos, também precisam de adaptações para circular bem no apartamento.
Como os apartamentos, no geral, são mais compactos, o recomendado é que o animal possa circular tranquilamente entre todos os ambientes. Afinal, se ele ficar preso somente a um cômodo, sua liberdade pode ser muito restringida e ele acabará infeliz e ansioso.
Para evitar problemas com o condomínio e vizinhos, a regra da boa convivência é sempre válida. Mantenha os ambientes limpos, evite multas, carregue sacos coletores na hora do passeio e não deixe o pet solto sozinho em áreas comuns.
Além disso, se ele estiver com algum comportamento que possa causar problemas com a vizinhas, como latidos por muito tempo, por exemplo, consultar um profissional é sempre uma alternativa. Ele poderá te ajudar a controlar a ansiedade e estresse do seu pet.
1. Mesmo que o bichinho tenha livre acesso aos ambientes, faça também um cantinho “só dele”, onde ele se sentirá ainda mais confortável (e também para deixar as coisas que são do animal);
2. Mantenha a limpeza sempre dia, com aspirador de pó, lavando e trocando vasilhas de água, retirando as necessidades e cuidando da caixa de areia, no caso do gato;
3. Banho e tosa são fundamentais: principalmente para os cachorros mais peludinhos. Para os que vivem em apartamento essa rotina é ainda mais importante, já que os pelos/cheiro pelo apartamento pequeno podem acabar incomodando os moradores;
4. Saia para passear com seu bichinho – nem que seja pelas áreas comuns do condomínio. Alguns cães por exemplo precisam gastar energia e fazer exercícios regularmente. Passear vai deixar seu animal mais saudável e feliz.
5. Mantenha a saúde do animal em dia. Consultas regulares com veterinário são fundamentais para manter as vacinas atualizadas por exemplo.
Vetwork é uma solução eficiente e integrada para gestão de pet shops e clínicas veterinárias, com terminais da Stone e módulo emissor de nota fiscal. O sistema também oferece atendimento eficiente, rápido e humanizado e está disponível para teste gratuito por 7 dias!
Você é veterinário ou gestor de um pet shop e está pronto para experimentar Vetwork? Então acesse o nosso site e cadastre-se!
QUER RECEBER
NOSSAS NOVIDADES
NO SEU E-MAIL?