Reposição de estoque: tudo o que você precisa saber para não errar | Vetwork
(11) 3266 6021    (11) 9 7344 5954
BLOG
VETWORK
No blog Vetwork você fica por dentro das novidades da plataforma, dicas de utilização e as últimas notícias do mercado pet. Seja bem-vindo!
Reposição de estoque: tudo o que você precisa saber para não errar

Abordar temas como reposição de estoque é trazer à tona situações que podem comprometer toda a reputação da sua empresa. Afinal, seus clientes esperam encontrar os produtos que desejam nas prateleiras ou em seu site. Portanto, é preciso saber ferramentas e estratégias que colaboram para uma boa gestão do seu estoque.

Reposição de estoque é mais importante do que você imagina

Estoque parado é sinônimo de dinheiro parado, provavelmente você já deve ter ouvido isso. Esse conceito está certíssimo, afinal, administrar o estoque de forma errada de traz muitos prejuízos. Então, a reposição bem feita é apenas parte de todo esse processo.

Bem como administrar saídas de produtos, usar tecnologias que colaborem para maior produtividade, enfim. Imagine, por exemplo, um mercado ou farmácia que nunca tem determinados produtos, porque a reposição é mal feita.

A partir daí temos não somente problemas internos, como também manchas na reputação da empresa junto aos seus clientes, que saem insatisfeitos na maior parte das vezes.

Preste atenção nos períodos de reposição dos produtos

Há muitos tipos de produtos que possuem uma saída frequente e facilmente controlada. Isso quer dizer que existe uma quantidade de vendas esperada por um determinado período. Nesse caso é mais simples manter o seu estoque visto que já sabe a quantia de produtos que precisa estar à disposição.

Por outro lado, há outros produtos que possuem um volume de venda muito variado. Com isso, requer uso de ferramentas tecnológicas, que fornecem análises necessárias para gerenciamento dessas tarefas. Por exemplo, verificar a quantidade média de vendas, a fim de estabelecer uma quantia mínima para compra de produtos.

Estoque máximo e mínimo

O estoque de proteção, ou estoque mínimo, é uma estratégia para que a empresa nunca fique sem o produto ou tenha caso a demanda aumente esporadicamente. Esse é o tipo de ação que evita problemas como ponto de ruptura, ou seja, falta de mercadorias no armazenamento.

E para chegar à quantia de estoque mínimo precisamos coletar dados como procura média de clientes, sazonalidade e prazo para entrega. Tudo isso colabora para aprimorar a prática, sendo o estoque mínimo uma estratégia para atender melhor os clientes.

Já no caso do estoque máximo, a estratégia é fazer reposições que atendam essa quantia. Por exemplo, se há 150 de estoque máximo do produto e restam 80 unidades, devemos repor apenas 70 na próxima compra. Assim, é interessante ressaltar a relevância dessa prática principalmente em caso de produtos perecíveis.

Reposição e outras práticas merecem atenção de todos os setores

Os setores de vendas, almoxarifado e compras estão diretamente ligados e dependem um do outro para sucesso de todo o processo. Com isso, o controle dos produtos, entrada e saída, deve ser muito bem feito e com suporte que atenda a demanda de produtividade, como softwares específicos.

Essas são questões fundamentais para não errar quando falamos sobre reposição de estoque. É muito importante adotar ferramentas e estratégias que tornem o trabalho mais produtivo. Bem como treinar a sua equipe para dar a devida atenção nesses setores, como vendas, almoxarifado e compras.

Experimente o Vetwork grátis por 7 dias!

 

 

 

QUER RECEBER
NOSSAS NOVIDADES
NO SEU E-MAIL?

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES
NO BLOG VETWORK
EXPERIMENTE GRÁTIS POR 7 DIAS! CLIQUE E CADASTRE-SE!