O estresse não é nada bom para a nossa saúde e o mesmo vale para os bichinhos. Diminuir o estresse do seu pet é muito importante para que ele tenha uma boa qualidade de vida e isso é uma tarefa bem simples, feita com pequenos detalhes do dia a dia.
Isso porque vários fatores contribuem para aumentar os níveis de estresse, como o ambiente, alimentação, atividade física etc. Também é importante conhecer os sintomas que os animais apresentam quando estão vivendo esse estado.
Confira!
Principalmente para os que estão longe de outros animais, o tédio e a solidão estão entre os campeões de causas para o estresse dos bichinhos. Ficar em casa sozinho enquanto o tutor trabalha é um ótimo exemplo de um ambiente que prejudique a saúde mental do pet.
Também é importante lembrar que o sedentarismo é prejudicial, afinal, os pets possuem necessidade de explorar outros espaços – também de correr e interagir com outros animais. Portanto, além do isolamento, o sedentarismo é outro problema.
Quem tem uma rotina incerta acaba prejudicando a vida dos bichinhos. Isso porque os animais podem ficar agitados quando algo não acontece dentro de um padrão, principalmente os gatos, tendem a ficar nervosos quando mudanças surgem.
Vimos que são muitas as causas para um quadro de estresse, como também são algumas as opções para evitar isso. Como o caso de promover um ambiente livre de elementos que agitem os animais. As atividades físicas são uma alternativa para mais saúde física e mental.
Fica a dica até de tornar um momento de diversão com seu bichinho, o de dar um passeio ou corrida no parque. Outro ponto importante é criar um cantinho só dele para que possa se refugiar em momentos de estresse ou medo, nos quais escolha fazer isso.
Não importa qual é a sua rotina, se você mudou de trabalho, se está estudando durante a noite, enfim. É muito importante que a rotina do seu pet seja seguida à risca para evitar que ele se sinta estressado e receba o reflexo de alterações na sua vida.
Por exemplo, se você sai e volta em horários diferentes porque mudou de emprego, tenha certeza de que isso não compromete rotina de passeios e alimentação do pet. Trata-se de uma adaptação em que o animal tenha o mínimo de mudanças quanto for possível.
Tanto gatos quanto cachorros podem ficar alegres na presença de elementos para distração no dia a dia. São brinquedos ou mesmo casas, construídos para ativar a curiosidade do animal e tornar o dia dele muito mais dinâmico e feliz.
Brinquedos para morder, com ou sem barulho, objetos para afiar as unhas etc. É um mercado de produtos muito interessantes para ter em casa, alternando conforme um ou outro deixa de ser novidade.
Essas são as dicas para diminuir o estresse do seu pet. São ações fáceis que tornam o dia a dia muito mais tranquilo e saudável para os animais. Procure observar o comportamento do seu bichinho e promova mudanças que possam trazer mais qualidade de vida.
Tem um pet shop ou clínica veterinária? Temos uma solução para a sua empresa! Experimente o Vetwork grátis por 7 dias!
QUER RECEBER
NOSSAS NOVIDADES
NO SEU E-MAIL?