O controle de validade dos seus produtos é fundamental para estabelecer uma boa rotina de trabalho. Sem contar que evitamos os temidos prejuízos e realizamos pedidos de maneira mais inteligente. Pensando nisso, trouxemos várias dicas que vão te ajudar a ter bons resultados nessa prática.
A primeira dica é relacionada no começo do processo, que é a etapa de compra de produtos com os seus fornecedores de confiança. Isso porque o trabalho de controle fica muito mais difícil se os pedidos sempre surgem com datas perto do vencimento, atrapalhando nas ações de vendas.
Por isso, deixe sempre bem claro para a sua equipe de colaboradores que as entregas não serão aceitas caso os produtos ultrapassem um período aceitável. Normalmente estabelecimentos solicitam ao menos um terço do período que resta para o vencimento do produto.
Sendo assim, apenas realize pedidos nos quais o valor torne possível uma ação promocional, por exemplo, para a queima desse estoque mais rapidamente. Caso contrário, avalie o pedido com o fornecedor e fique de olho nas inspeções durante as entregas.
Partindo para algo de inteira responsabilidade da sua empresa, é hora de organizar o armazenamento de produtos. Quanto maior o porte do seu estoque, mais apurado precisa ser, tanto no uso de bons softwares de controle quanto no trabalho da sua equipe.
Uma alternativa é fazer a identificação por lote, relacionando a validade no seu sistema, a fim de facilitar o controle dos vencimentos. E ainda que seja um pequeno estoque, evite uso de ferramentas manuais, porque isso aumenta as chances de ocorrerem erros humanos.
Agora, vamos considerar o momento em que o montante de produtos sai do armazenamento e passa para as prateleiras. Tenha cuidado com a exposição apenas considerando os pedidos mais recentes, porque nem sempre eles têm validade maior.
Nesse caso a técnica FIFO é ideal, ou seja, corresponde à ideia de First In First Out, traduzindo para o “primeiro que vence é o primeiro que sai”. Portanto, deixe nas prateleiras os produtos que estão mais perto do vencimento e oriente a sua equipe a seguir essa norma.
É muito importante ter atenção para boas práticas de estoque, porém, o uso de boas ferramentas torna tudo isso mais produtivo e com menor chance de erros no dia a dia. Por isso, não poderíamos deixar de mencionar a relevância de um software nesse controle de validade dos produtos.
Porque um sistema completo vai te ajudar a armazenar os dados sobre os produtos em estoque, inclusive informando sobre validades mais próximas do vencimento. Tudo isso te ajuda a tornar a rotina mais ágil e focar em questões que dependem mais do fator humano.
Aproveite as dicas para fazer o controle de validade dos seus produtos e ter tempo e energia para realizar outras tarefas ligadas ao empreendedorismo. Use de boas práticas e ferramentas para fazer ou orientar a sua equipe a desempenhar essa tarefa da melhor forma possível.
Experimente o Vetwork grátis por 7 dias!
Veja também:
– Gestão de equipe: 4 cursos essenciais para capacitar sua equipe
QUER RECEBER
NOSSAS NOVIDADES
NO SEU E-MAIL?