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Saiba como melhorar a parte operacional do seu pet shop

Melhorar a parte operacional do seu petshop pode representar um verdadeiro desafio. Afinal, sabemos bem o quanto pode ser agitada a rotina de atendimento ao público.

Em se tratando de pets, a complexidade do serviço é ainda maior. Afinal, envolve laços profundamente afetivos. Portanto, você já sabe que não está fornecendo produtos ou serviços somente para o bem de um bichinho. É importante sempre ter em mente que ele é o amor de alguém.

Agora, no que diz respeito ao aspecto operacional, certos aspectos são sempre fundamentais:

• Organização

• Uso da tecnologia a seu favor

• Práticas que agilizem o atendimento

Como melhorar a parte operacional do seu petshop na prática?

Como dissemos, compreendemos bem o quão desafiador pode ser o dia a dia de seu petshop. Entre controle de estoque, atendimento e controle de caixa há uma série de fatores.

Sendo assim, hoje trazemos 5 dicas para ajudá-lo nesta missão. Basta conferir a seguir!

1 – Mantenha um bom controle de estoque

Um dos elementos mais importantes para o seu estabelecimento é um estoque bem organizado. Sendo assim, é muito importante ter os seguintes elementos bem delimitados:

• Monitoramento atualizado dos produtos em inventário;

• Qual o número de itens de cada produto;

• Controle efetivo de entradas no estoque;

• Acompanhamento das baixas na loja;

• Gestão do prazo de validade das mercadorias em estoque e na área de venda;

• Cadastro com os atuais e possíveis fornecedores.

Esse acompanhamento é importante até para otimizar o processo de compras. Assim, permite um planejamento mais efetivo dos produtos a serem adquiridos e repostos em estoque.

Entretanto, fazer todo esse trabalho manualmente pode ser bastante complicado. Que tal usar as possibilidades tecnológicas a seu favor?

2 – Garanta um cadastro efetivo dos seus produtos

Via de regra, além do código de barras, que é o código universal do produto, vale a pena a loja ter um código interno.

Na prática, este código interno é chamado de SKU. Basicamente, a sigla remete a Stock Keeping Unit, ou seja, Unidade de Manutenção de Estoque.

Cada produto precisa ter o seu cadastro com as seguintes informações:

• O SKU criado na loja;

• O fornecedor e marca;

• Nome do produto;

• Variações de cor, tipo, sabor, etc.;

• Demais especificidades técnicas.

Assim, você mantém um controle muito mais efetivo dos seus produtos e até mesmo das vendas.

3 – Cuidados fiscais

Toda vez que um novo produto dá entrada em estoque, é importante que a sua nota fiscal seja devidamente guardada e organizada.

O mesmo vale para a emissão dos produtos que dão baixa no estoque nas vendas.

4 – Atendimento e pós-venda

Melhorar a parte operacional do seu petshop inclui também um atendimento humanizado e cordial. Por isso, é sempre importante treinar o atendimento visando a melhor experiência possível aos clientes.

Além de um bom atendimento durante as vendas, é fundamental demonstrar preocupação e atenção ao pós-vendas. É uma forma de mostrar ao cliente o seu valor e cativá-lo de vez.

5 – Adote um sistema de gestão

Por fim, a nossa dica é adotar um sistema de gestão para petshop. Acontece que esse tipo de software permite automatizar todos os processos anteriores que mencionamos. Com ele, você tem um local integrado para cuidar do cadastro de produtos, fluxo de caixa, questões fiscais, fornecedores e controle de estoque.

Quer saber como funciona na prática e melhorar a parte operacional do seu petshop? Então, experimente o Vetwork grátis por 7 dias!

 

 

 

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