Antes de responder que sim, pense novamente… ainda acha que sim? Então veja se você consegue responder as seguintes perguntas:

  • Quem são seus 20% melhores clientes? Qual a média de gasto mensal deles? Qual a regularidade que eles visitam sua clínica veterinária ou petshop? Qual a principal característica que eles veem no seu negócio que os tornam fiéis?
  • Quantos dos seus clientes são homens? E quantos são mulheres? Qual a idade média deles? Quantos estão a um raio de 1km, 3km ou 5km de distância do seu negócio?
  • Qual a distribuição entre cães, gatos e animais silvestres? Qual a idade média dos seus pacientes? Quais as principais queixas que você recebe em seu consultório clínico?
  • Quantos dos seus novos clientes vieram por indicação? Quantos conheceram seu negócio por publicidade?
  • Quantos clientes não voltaram depois da primeira visita (clínica ou petshop)? Essa porcentagem de clientes que não voltam tem aumentado ou diminuido?


Se você conseguiu responder a todas essas perguntas, parabéns! Você faz parte de um pequeno e seleto grupo de empresas que conhecem do seu próprio negócio e dos seus clientes. Certamente você é capaz de tomar decisões estratégicas sobre como investir no seu negócio com clareza e assertividade. Você não tem surpresas na sua administração e é capaz de adaptar-se a mudanças de mercado muito mais fácil e agilmente do que seus concorrentes.

Se você não conseguiu responder a apenas essas perguntas (e acredite, eu tenho uma lista muito maior que poderia fazer) saiba que o seu sucesso esta dependendo muito mais da sorte do que seu trabalho!

O crescimento e longevidade do seu negócio dependem de decisões que você irá tomar durante sua administração. Como prestadores de serviços, o nosso maior bem são nossos clientes. São pra eles que lançamos novos produtos, serviços, facilidades, descontos… Nosso sucesso depende diretamente em atender (ou superar!) as expectativas dos nossos clientes.

Sem conhecer seus clientes e suas expectativas como poderá atendê-los?

Um sistema de gestão de clínicas veterinárias e petshops deveria te ajudar a identificar seus clientes e apontar oportunidades, e não apenas controle de caixa e estoque.