O mercado de pet shop no Brasil não para de crescer, e as projeções são bastante otimistas, motivadas pelo cuidado e carinho cada vez maiores que os animais de estimação recebem das famílias brasileiras.
De acordo com uma pesquisa da Abinpet, o crescimento do mercado de pet shop no Brasil foi de 4,9% em 2016 em comparação ao ano de 2015. O faturamento de 2016 foi de quase 19 bilhões de reais, o que é um número muito grande, ainda mais levando-se em consideração que a situação econômica do país não é das melhores.
Já faz um bom tempo que se fala que abrir uma loja de ração é um bom negócio, bem como abrir uma clínica veterinária, que não demanda tantos funcionários quanto se pode imaginar. Portanto, se você pensa nisso, está no caminho certo!
Algo que pode ajudar bastante a escolher qual das vertentes do mercado pet no Brasil seguir é saber exatamente quanto cada um dos segmentos movimentou. Afinal, nem só de ração vive esse mercado, e quem souber aproveitar a situação será fortemente beneficiado.
Basicamente, existem 4 segmentos em que o mercado pet se divide:
A parcela de faturamento desses 4 segmentos foi de, respectivamente, 67,5%, 16,7%, 8,1% e 7,8%. Porém, essa não é a única informação que deve ser levada em conta para a definição do segmento específico que será abrangido pelo negócio.
O segmento de alimentação para animais cresceu 4,9%, enquanto os acessórios e produtos de beleza representaram um aumento de 5,5%. De todos, o que mais cresceu no mercado pet no Brasil foi o segmento de medicamentos e outros produtos veterinários, com 6,7%.
A análise de qual foi o tipo de produto ou serviço que mais cresceu é bastante valiosa para orientar pessoas que estejam interessadas em ingressar no segmento pet. Afinal, se o crescimento foi maior, consequentemente a chance de lucros também será maior ao investir nesses pontos.
A quantidade de animais de estimação em todo o Brasil é muito grande, de aproximadamente 132 milhões, divididos entre cachorros, aves, felinos e peixes, cada um representando, respectivamente, 52, 38, 22 e 18 milhões.
Em uma quantidade aproximada, a proporção de habitantes e animais de estimação é de 5:3, ou seja, a cada 5 pessoas existem 3 animais de estimação. Todos esses pets precisam de alimentos, serviços, medicamentos e acessórios, portanto, é mais do que claro que o investimento possui altas chances de trazer bons resultados.
Porém, é claro que não adianta simplesmente abrir o negócio sem tomar nenhum cuidado. Por mais que a recessão econômica não tenha afetado muito esse segmento, que ainda se mantém em crescimento, um pet shop ou uma clínica veterinária se tratam de negócios, que enfrentarão concorrência e podem passar por dificuldades, assim como acontece com todos os outros.
Logo, ainda que o mercado de pet shop no Brasil se mostre bem favorável, todos os cuidados devem ser tomados para que ele cresça de forma saudável e sustentável. Alguns deles são os seguintes:
Depois de conhecer todas essas informações, fica claro que o segmento pet no Brasil não é apenas promissor, é uma realidade que cresce a cada dia mais.
A Vetwork conta com sistema para clínica veterinária e sistema para pet shop, de modo que você consiga gerenciar com excelência seu negócio, independentemente de qual ele seja.
Saiba como funciona o software da Vetwork, conheça suas características e tenha condições de se destacar no mercado de pet shop no Brasil!
QUER RECEBER
NOSSAS NOVIDADES
NO SEU E-MAIL?