O número de empresas do segmento pet cresce cada vez mais. Se você está nesse meio, parabéns! As chances de atender a muitos clientes é bem grande e você pode ter bastante sucesso. Porém, a escolha de uma distribuidora de ração para cães e gatos é um fator que pode fazer toda a diferença em seu negócio.
Tudo funciona como um ciclo vicioso: saber onde comprar ração para revender com preço mais baixo resultará em economia aos clientes, que se sentirão mais interessados, se fidelizarão à sua empresa e poderão até mesmo contar para seus amigos e conhecidos.
Entenda o que você pode fazer para escolher uma boa distribuidora e ser beneficiado por isso.
Essa escolha pode ser um tanto quanto complicada se você não souber por onde começar e quais passos deve seguir. Para facilitar sua vida, confira algumas dicas bastante úteis!
Você pode se sentir tentado a fechar logo com o primeiro fornecedor porque a empresa te atendeu bem, os preços parecem convidativos ou os produtos são bons, mas tome cuidado com isso! Nem sempre a primeira opção é a melhor.
Não tire conclusões precipitadas. Converse com o máximo possível de fornecedores, estude a fundo o que cada um pode lhe oferecer e tome sua decisão baseado em fatos, não em suposições.
Preço não é tudo. Pense no seguinte: se você pode comprar um produto para sua casa por 5 reais, mas que durará apenas uma semana ou um de 10 reais que dure um mês, a segunda opção é mais vantajosa por apresentar o melhor custo-benefício. Guardadas as devidas proporções, isso também deve acontecer com seu pet shop.
Se uma ração for muito barata, mas tiver baixa qualidade, isso pode até chamar a atenção dos clientes na primeira visita, mas pode ser que eles não voltem mais porque o pelo de seus pets piorou ou seus hábitos alimentares mudaram.
Portanto, é claro que o preço é importante, mas não leve apenas isso em consideração. A alegria que os bichinhos terão ao comer um alimento de boa qualidade e o perfeito funcionamento de seu metabolismo são mais importantes do que isso.
Um fornecedor é um pouco mais barato do que o outro, mas o primeiro só aceita pagamentos à vista, enquanto o segundo oferece a opção de faturamento. E agora, o que decidir?
De novo: preço não é tudo. Pode ser que você economize um pouco se comprar tudo à vista, mas se faltar dinheiro para arcar com os custos operacionais e outros gastos do pet shop você terá ainda mais prejuízos e problemas.
Por isso, sente e coloque na ponta do lápis quais condições são melhores. Às vezes, pode compensar pagar um pouco mais caro para manter a estabilidade financeira do negócio.
É claro que pode ser bom contar com uma empresa experiente e já consolidada, mas o tempo de atuação não é o fator determinante para escolher onde comprar ração para revender. Afinal, nada impede que empresas com uma nova mentalidade e pouco tempo de atuação lhe atendam com excelência.
Às vezes, alguém já passou pelos mesmos problemas que você enfrenta em seu pet shop e decidiu abrir um distribuidor de ração com uma mentalidade diferente, mais adaptada às reais necessidades dos clientes. Por que não dar uma chance para essas empresas?
Obviamente, é essencial que você sinta confiança na empresa e confirme sua idoneidade, mas nem por isso um distribuidor com 15 anos de mercado irá lhe atender melhor.
Veja alguns dos possíveis diferenciais de novos fornecedores:
Dê uma chance a novos distribuidores e tire suas próprias conclusões!
Para fins de logística, pode parecer mais fácil que a distribuidora de ração para cães e gatos se encontre próximo à sua empresa, preferencialmente na mesma cidade. Mas será que isso é realmente importante?
No final das contas, de nada adianta se a empresa que distribui a ração fica a 10 quilômetros de distância mas sempre atrasa suas entregas. Pode ser que uma empresa que esteja a 100 quilômetros não cobre um frete muito caro e te atenda com mais agilidade e respeito, então considere essa opção.
Depois dessas dicas, ficará bem mais fácil que você escolha um excelente fornecedor de rações e consiga oferecer o que há de melhor aos seus clientes. Também não se esqueça de utilizar um bom sistema para pet shop. Assim, todo mundo sairá ganhando: seu negócio, a distribuidora de ração para cães e gatos e seus clientes. Tem algo melhor que isso?
QUER RECEBER
NOSSAS NOVIDADES
NO SEU E-MAIL?